BRASIL CONTEMPORÂNEO: SÉCULOS XX E XXI


Após refletir sobre o impacto social e político da Constituição de 1988, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 

( ) Os interesses norte-americanos (que fomentaram o desenvolvimento econômico brasileiro durante a Guerra Fria) se expressa claramente no Texto Constitucional.

( ) O autoritarismo que gerenciou o Brasil por vinte anos era facilmente percebido nas entrelinhas da Carta constitucional de 1988.

( ) O texto da Constituição, enquanto objeto da nova democracia brasileira, saindo de um período de repressão de mais de vinte anos, certamente seria aprovado com várias ressalvas pelos diversos setores que compuseram e compõem a sociedade brasileira.

( ) As classes sindicais organizadas, os grandes latifundiários, setores retrógrados do serviço militar em conflito eram suplantados pela atmosfera positiva das garantias mais fundamentais.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


V; V; V; F.


F; F; V; V.


V; V; V; V.


F; F; F; F.


V; F; F; V.

Após refletir sobre a dinâmica política e cultural (crenças e valores sociais) que definiu o contexto de formulação da Constituição Brasileira, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas.

 

I – O ranço colonial que acometia a mentalidade provinciana do brasileiro típico, robusteceu a crença de que valores modernos (liberais) poderiam ascender coletivamente as castas intelectualmente inferiores (negros e índios).

II – O processo que envolve a elaboração de uma Constituição não é, nem pode ser, meramente formal. A aprovação do texto é uma etapa que consagra o direito que formula situações prováveis e historicamente verificáveis com as condições sociais criadas.

III – Dentro de uma lógica menos exata, na elasticidade das relações sociais, os universos de pressão seriam e continuam sendo o alvo menos objetivo das discussões que se antepuseram ao texto da Constituição e continuam a pautar a legalidade da aplicação do direito atualmente.

IV – Os sujeitos que “perderam” em conquistas na verdade cederam espaço para, enquanto cidadãos, entenderem-se para descobrir os seus problemas e o modo de solucioná-los.

 

É correto o que se afirma em:

 


II; III e IV.


I e IV.


II e III.


I; II e III.


I; III e IV.

Leia o trecho seguinte:

 

A questão da Reforma agrária, na verdade, impunha problemas de difícil solução. As iniciativas do presidente não avançavam principalmente pelo artigo 141 da Constituição que previa pagamento prévio em dinheiro por desapropriações feitas no interesse público. Assim, enquanto as esquerdas defendiam o pagamento em títulos da dívida pública, os conservadores não aceitavam a alteração do artigo constitucional. Com a intransigência das partes, Goulart não encontrou condições políticas para enviar ao Congresso Nacional um projeto de reforma agrária. (FERREIRA, Jorge. O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org). O Brasil republicano: O tempo da experiência democrática – da democratização de 1945 ao golpe militar de 1964. Vol.3 Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2008.)

 

Após refletir sobre a leitura proposta, responda: O que pode ser apontado como o elemento que caracteriza a postura política do presidente João Goulart junto ao drama social vivido pelo homem do campo? Assinale a alternativa correta:

 


Os trabalhadores rurais continuaram à margem dos direitos previdenciários, pois não haviam sido previstos recursos para implantação e financiamento dos benefícios.


Os trabalhadores rurais puderam contar, graças aos esforços do governo, com amplos direitos previdenciários e com a promessa de que veriam, ainda no governo Jango, uma reforma agrária completa.


A elite fundiária brasileira pode contar, integralmente, com o apoio do governo na exclusão política dos pequenos produtores rurais e outras bases similares.


Jango se posiciona favorável à bancada parlamentar que defende os interesses da elite agropecuária, se aliando aos grandes produtores e olvidando compromissos com o campesinato.


O governo impõe, a todo custo, a reforma agrária e os movimentos de socialização fundiária, desconsiderando, por completo, os anseios do grande proprietário rural.

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que indicam grupos políticos e sociais que se antagonizavam com o governo do presidente João Goulart.

Assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) A direita civil-militar

(   ) A ortodoxia marxista-leninista

(   ) O jornal o Última Hora

(   ) O IPES – Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


F; F; F; F


F; F; V; V


V; F; V; F


V; V; F; V


V; V; V; F

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que tratam das mudanças como fruto da política de JK, que pretendia fazer o Brasil desenvolver 50 anos em apenas 5 anos. Foi criado o Plano de Metas, ou, Plano Nacional de Desenvolvimento. A seguir temos as 31 metas contidas no projeto, que giravam em torno de cinco segmentos considerados principais. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) a construção de Brasília

(   ) a indústria de base

(   ) a energia e a alimentação

(   ) a educação e os transportes.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


V; F; V; V


V; F; V; F


V; V; F; F


V; V; V; V


V; F; F; F

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que se associam aos Anos Dourados (e, de certa forma, os sintetizam). E que se referem ao desenvolvimentismo implantado por JK. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) Surgimento de um novo estilo musical – a bossa nova – mistura de samba e jazz estadunidense, que cantava a modernidade carioca.

(   ) Futebol ajuda a construir a imagem positiva do Brasil, com o primeiro título de campeão mundial na Copa de 1958.

(   ) Veículos automotores (fusca e lambreta) viram sonho de consumo e a Televisão começa a se consolidar como principal veículo de comunicação.

(   ) JK se associa aos militares, tramando o golpe que, posteriormente, acabaria fundando a Ditadura militar no Brasil.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


V; V; V; V


F; F; V; V


V; V; V; F


V; F; V; F


F; F; F; F

Leia atentamente:

 

Quarta constituição da história brasileira, outorgada pelo presidente Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, no mesmo dia em que, por meio de um golpe de Estado, era implantada no país a ditadura do Estado Novo. Foi elaborada pelo jurista Francisco Campos, ministro da Justiça do novo regime, e obteve a aprovação prévia de Vargas e do ministro da Guerra, general Eurico Dutra. (Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1930-1939/constituicao-35093-10-novembro-1937-532849-publicacaooriginal-15246-pl.html.)

 

Sobre as ações autocratas da ditadura varguista é possível destacar:

 


Os salários foram congelados e todos os direitos trabalhistas cancelados pelo Ministério do Trabalho.


Os governos estaduais se viam na eminência da intervenção do presidente, sendo que este confirmaria os governantes ou os trocaria de acordo com seus interesses.


Os programas de rádio, sobretudo os musicais, tiveram a sua transmissão proibida pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).


Os governadores de cada estado podiam participar do colégio eleitoral que elegia, indiretamente, o presidente.


Vargas mandou fechar as escolas e desmantelou o Ministério da Educação e da Cultura.

Leia com atenção o trecho seguinte:

 

A elite de São Paulo defendia a constitucionalização do país, a partir dos princípios da democracia liberal. Como medida transitória, exigia a nomeação de um interventor civil e paulista. A bandeira da constitucionalização e da autonomia sensibilizou amplos setores da população e facilitou a aproximação do PRP e do PD. Isso ocorreu com a formação da Frente Única paulista, em fevereiro de 1932. No mesmo mês, o governo provisório dispôs-se a atender às pressões contra o prolongamento da ditadura que vinham, não só de São Paulo como do Rio Grande do Sul e de Minas, promulgando o Código Eleitoral. (FAUSTO, Boris. História do Brasil. SP: Edusp, 2001, p. 342 e 343)

 

O código trouxe algumas importantes inovações. Assinale, dentre as alternativas seguintes, aquela que apresenta uma dessas inovações:

 


Pela primeira vez, reconhecia-se o direito de voto das mulheres.


Autorizava-se que afrodescendentes se candidatassem a cargos públicos.


Negava-se ao Estado a possibilidade de organizar indústrias estatais.


Reconhecia-se a cidadania de judeus refugiados da Alemanha hitlerista.


Reativava-se a Guarda Nacional, concedendo patentes aos grandes cafeicultores.

Após refletir sobre a participação da população na composição da nova Constituição, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas.

 

I – O governo brasileiro tornou possível que os cidadãos enviassem cartas com sugestões de leis a serem examinadas pelos constituintes. Isso significava um avanço no exercício da cidadania e conectava os parlamentares aos pedidos da população;

II – As correspondências tinham selos especiais e eram gratuitas. Algumas propostas poderiam ter sido criadas a partir das cartas, ou se materializaram com as sugestões;

III – A população permaneceu completamente a margem do processo de composição da Carta, estando a elite intelectual e econômico do país com o monopólio a Assembleia constituinte;

IV – Somente a população masculina (economicamente ativa) pode opinar quanto às diretrizes do documento que era composto, estrategicamente, para beneficiar os homens.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


II; III e IV.


II e IV.


I; II e III.


I e II.


I e III.

Após refletir sobre as primeiras mudanças ocasionadas pela Carta Constitucional, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 

(   ) serviço de saúde tratado como direito social;

(   ) caráter obrigatório do Ensino Fundamental a ser oferecido pelo Estado e universalização dos serviços educacionais repartindo as obrigações entre municípios, estados e federação;

(   ) jornada de trabalho diária de oito horas e máximo de 44 semanais;

(   ) licença-maternidade de 120 dias e de paternidade e direito de greve.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


V; F; V; F.


V; F; F; V.


F; F; F; F.


V; V; V; F.


V; V; V; V.

Páginas: 1234